SENHOR DO BONFIM: EX PREFEITO PAULO MACHADO É CONDENADO POR ABUSO DE PODER POLÍTICO

  
Além dele também foi condenado o ex-secretário de Saúde do município.
Ao acolher parecer da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) manteve, por unanimidade, a sentença de primeiro grau, que decretou a inelegibilidade do ex-prefeito, Paulo Batista Machado, e do ex-secretário de Saúde, Antônio Marcos Lima dos Santos, do município baiano de Senhor do Bonfim. Além de decretar a inelegibilidade por oito anos dos políticos, o tribunal manteve a multa de 25 mil reais por prática de conduta vedada a agentes públicos e abuso de poder político.
Ex-prefeito e ex-secretário de saúde foram condenados em primeira instância por coagirem os servidores contratados por meio do Centro Comunitário Social Alto Paraíso (Cecosap) a participar da campanha eleitoral, sendo demitidos os que não concordaram com a condição imposta. O fato contraria o Art. 73 da Lei 9.504/97. Segundo o artigo, são proibidas aos agentes públicos condutas que possam afetar a igualdade de oportunidade entre os candidatos nos pleitos eleitorais, como nomear, contratar, demitir sem justa ou impedir o exercício funcional de servidor público entre o período de três meses que antecede a eleição e a posse dos eleitos.
O parecer que requereu a manutenção da pena aplicada aos políticos, de autoria do procurador regional Eleitoral Auxiliar Samir Nachef, destacou, entre outras coisas, o testemunho em juízo de uma enfermeira contratada pela Cecosap que declarou a coação dos funcionários a participar da campanha, sendo punido quem assim não o fizesse. E mais, ela afirmou ainda a solicitação depagamento de 50 reais para a campanha do então prefeito.
Machado já havia sido condenado em outra demanda eleitoral por abuso da máquina pública em proveito próprio.

blogdowalterley

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia