Moradores das localidades limítrofes dos municípios de Ponto Novo e Queimadas vivem momentos de preocupação, tensão e medo diante do quadro atual depois dos estudos da SEI/IBGE, já que não houve consenso entre os gestores dos dois municípios para definir os limites de cada município.
Os moradores das localidades envolvidas estão dentro do município de Queimadas, porém todos os serviços prestados como escolas, transportes, saúde, conservação de estradas e outras ações sociais são ofertados e praticados pelo município de Ponto Novo, dadas as condições de distância entre as localidades e as sedes municipais, além das ligações culturais, históricas, entre outras.
Por tudo isto, as comunidades solicitaram uma reunião com o prefeito de Ponto Novo Adelson e demais autoridades. A reunião aconteceu na tarde da última quinta feira(5) na localidade de Várzea do Poço, onde ouviram do prefeito Adelson um relato da situação.
“Agradeço a todos pelo convite, começo dizendo que infelizmente não trago boas notícias para os moradores das referidas localidades, mas não estou aqui para enganar ninguém. Por motivos legais estou impedido de prestar qualquer assistência a vocês, digo isto contrariando minha vontade e meu coração, qualquer coisa que eu venha fazer por vocês, pode significar até a perda do meu mandato. Conheço cada um de vocês, conheço muito bem a necessidade em todas as áreas, mas digo que até mesmo um carro de água para matar a sede de vocês, não poderei mais atender, mas continuo lutando por uma solução, eu e minha equipe de servidores, todos os vereadores, nunca paramos um só minuto querendo solucionar este dilema, mas não depende somente de mim, depende da boa vontade dos representantes de Queimadas. Agora depende também dos deputados estaduais, espero que votem logo e definam esta angústia”.
Preocupados e revoltados os moradores disseram que não vão ficar de braços cruzados. “...moro aqui e tenho minha propriedade tem 27 anos e se for pra ser de Queimadas, vendo tudo e vou embora...”, “...isto é uma vergonha, sempre morei no Peixe e nunca vi por lá um vereador ou prefeito de Queimadas, sou de Ponto Novo de coração”, “...meus filhos estudam em escolas de Ponto Novo, quer dizer que agora vou fazer o que, se os políticos de Queimadas nem aparecem aqui...”, “...Não aceito esta coisa quieto, vamos lutar, fechar estradas, ocupar a assembléia em Salvador, só não aceitaremos pertencer a Queimadas...”
itapicuru fm