Uma cobra da espécie phyton reticulatus (nome científico) medindo seis metros e onze centímetros, foi encontrada no quintal de uma casa, na localidade entre o bairro do Caji e a Rua Direta do Quingoma. O dono da residência onde a cobra foi resgatada se deparou com o animal na varanda de casa, e pediu ajuda a um vizinho que é biólogo, identificando que se tratava de uma python, que é de origem asiática, e que pode ter sido vitima de tráfico internacional de animais, ou abandonada por alguém que a criava como animal de estimação(pet), ou ainda fugido de algum cativeiro. A Companhia de Proteção Ambiental foi acionada e solicitou ajuda à Secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos através de sua Divisão de Proteção Animal, procedendo com o resgate do animal.
Foi formada uma verdadeira força tarefa para o procedimento, reunindo biólogos e estudantes de biologia e veterinária para avaliar a melhor forma de conter o grande animal e pela oportunidade única de observar e estudar uma cobra que não faz parte de nossa fauna brasileira, tido assim como animal exótico.
A python ficou abrigada na sede da SEMARH, e será transportada nessa segunda-feira (02/03), para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente - IBAMA, que tratará do destino da serpente.
lauro em foco