Por determinação do Governo do Estado, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) vai antecipar o processo para aquisição do sistema tecnológico dos fusegates, que permite guardar água por um período maior, para as barragens de Pedras Altas (povoado de Capim Grosso) e de Ponto Novo, ambas no centro norte baiano.
Os anúncios vão ser feitos nesta quinta-feira (28) pelo titular da SIHS, Cássio Peixoto, durante reunião estratégica com os secretários Jerônimo Rodrigues, Bruno Dauster e Victor Bonfim, respectivamente das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR), da Casa Civil e da Agricultura (Seagri), prefeitos e produtores do distrito de irrigação.
O encontro acontece a partir das 9h30 na sede do Projeto de Irrigação de Ponto Novo. De lá, a comitiva segue para a barragem do município para avaliar as condições de operação do equipamento. Segundo o secretário Cássio Peixoto, a instalação dos fusegates aumentará a capacidade de armazenamento de 24% em Ponto Novo e de 22% em Pedras Altas.
Conscientização
“Todas as medidas também precisam de uma campanha de conscientização do uso racional da água”, ressalta o titular da SIHS. “Há o compromisso do governo em promover a emancipação dos projetos de irrigação no estado, porém garantindo a segurança hídrica que, no primeiro momento, pode ser parcialmente atendida com a instalação do fusegate na Barragem de Ponto Novo”. De acordo com ele, a medida deverá ser reforçada com a implantação do Canal do Sertão Baiano, que está em fase de anteprojeto.
O Projeto de Irrigação de Ponto Novo totaliza 3.669 hectares, sendo 2.552 de área irrigável. Desse número, 650 hectares são destinados à agricultura familiar e 720 ha para médios produtores. A gestão é feita pelos usuários do sistema de irrigação, com apoio do Governo do Estado, responsável pelo pagamento da energia elétrica referente aos bombeamentos principais - que abastecem os canais - e aos bombeamentos das estações de pressurização dos lotes dos pequenos produtores.
Fonte: Ascom/Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS)
Tópicos:
DESTAQUES