A Justiça do Rio de Janeiro mandou bloquear o WhatsApp em todo o país, segundo informações da emissora Globo News. As empresas de telefonia já foram notificadas e o motivo seria a recusa do Facebook de cumprir decisão judicial para fornecer informações para uma investigação policial. Não se sabe se a decisão será válida para esta terça-feira (19).
Segundo a decisão, o pedido é para que o serviço desvie mensagens antes da criptografia ou então desenvolva tecnologia para quebrar a criptografia de envolvidos em um crime.
Em maio deste ano milhões de usuários do WhatsApp também foram surpreendidos por uma decisão judicial que solicitou o bloqueio do aplicativo em todo o país. Na época, a empresa lamentou a decisão e disse não ter a informação exigida pelo juiz.
No episódio, o juiz em questão, Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, em Sergipe, atendeu a um pedido de medida cautelar da Polícia Federal, que foi endossado por parecer do Ministério Público porque o Facebook, dono do WhatsApp, não cumpriu uma decisão judicial anterior de compartilhar informações que subsidiariam uma investigação criminal.
Fonte: Varela Notícias
Tópicos:
NOTÍCIAS