Preocupar-se com o bem estar e a saúde da população deve ser a prioridade de todos os governantes, e é isso que a administração municipal de Ponto Novo tem demonstrado desde o início de janeiro.
Um dos exemplos deste compromisso é o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), serviço público de saúde mental, destinado a atender indivíduos com transtornos mentais de todas as intensidades.
O CAPS de Ponto Novo conta com o atendimento de médico psiquiatra às quartas-feiras, mediante marcação prévia. Através de agendamento, também é possível que o psiquiatra realize visitas domiciliares quando necessárias. O Centro possui também atendimento com psicólogo as segundas e terças-feiras, e ainda conta com a presença de um enfermeiro no local. A entrega de medicamentos acontece de segunda à sexta-feira, das 08 às 12h e das 14 às 17h.
“Cuidar da saúde mental da população é tão importante quanto cuidar das outras áreas médicas; este é um setor que merece atenção, cuidado, e, sobretudo o compromisso de agir de forma ética com os pacientes e suas famílias. A Prefeitura de Ponto Novo está na luta de assegurar o direito à saúde pública de qualidade”, frisa a Secretária de Saúde Marcela Silva.
Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, com o objetivo estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.
Os pacientes são atendidos de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, que consiste em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe. Além das consultas, o Projeto pode ser composto por diversas atividades, como oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo, entre outras.
Assessoria de Comunicação - PMPN
Tópicos:
PONTO NOVO