![]() |
O Ministério da Saúde avalia que os próximos dias serão decisivos para frear a curva de aceleração da Covid-19 no Brasil. Os técnicos avaliam diariamente os efeitos das decisões tomadas até aqui e o governo não descarta a possibilidade de anunciar novas medidas.
Uma delas é reforçar a prevenção. Depois de duas reuniões do presidente Jair Bolsonaro com governadores do Norte e Nordeste, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez questão de destacar um gesto simples.
“ESTÁ VENDO COMO TODO MUNDO É ESSENCIAL EM SAÚDE NESSE MOMENTO? ÀS VEZES, UM PEQUENO GESTO COMO LIMPAR ESSE MICROFONE, COMO ELE FEZ, SE TORNA O GESTO MAIS ESSENCIAL NUMA REUNIÃO COMO ESSA. ENTÃO, QUANDO A GENTE TEM SITUAÇÕES DE SAÚDE EM QUE AS PESSOAS PERGUNTAM: ‘O QUE É ESSENCIAL?’ DEPENDENDO DO MOMENTO, TUDO É ESSENCIAL”, DISSE O MINISTRO.
Outra medida é aumentar o número de respiradores disponíveis. O governo está negociando com quatro empresas para ampliar a produção de respiradores para leitos de UTI. Hoje as empresas conseguem entregar 600 por mês.
“O nosso esforço de produção de equipamentos de proteção individual e de ventiladores vai crescendo. A gente já consegue falar em 300, 400 respiradores por semana só na produção interna para o SUS. Já estamos aumentando isso para 3, 4 mil por mês, o que dá fôlego para a gente acompanhar com autossuficiência. Já surgem outras alternativas de soluções que foram testadas na Itália, de um respirador fazer a duplagem da saída e um respirador atender dois, o que e possível com filtros”, disse.
O ministro disse que é possível que com ajuda do setor privado e de cientistas, que o Brasil desenvolva soluções próprias.
“DEVEMOS PADRONIZAR SOLUÇÕES NOSSAS, BRASILEIRAS, PARA ENFRETAR A CRISE. TEMOS CRIATIVIDADE, TEMOS INDÚSTRIA, TEMOS SOLUÇÕES, PARCERIAS, INICIATIVAS PRIVADAS FORTE, UNIVERSIDADES BOAS, CIENTISTAS BONS E UMA FORÇA DE TRABALHO AGUERRIDA”, DESTACOU.
Entre as prioridades está a de testar um número maior de pessoas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou nesta segunda mais três novos testes desenvolvidos por empresas privadas para detectar a Covid-19. Agora são 11 os testes aprovados pela agência, destes nove são do tipo rápido, cujo resultado sai em cerca de 15 minutos.
No sábado (21), o Ministério da Saúde anunciou que vai distribuir 10 milhões de testes rápidos para ampliar o número de pessoas testadas. A previsão é que o primeiro lote chegue no início da semana que vem. Até agora, por causa do número de testes disponíveis, só são avaliados os casos considerados graves.
G1