Golpistas roubam Auxílio Emergencial da conta dos beneficiários
Um das vítimas dos golpistas foi a a produtora cultural Nane Barbosa, de 31 anos, que, ao baixar o aplicativo Caixa Tem, recebeu a informação de que seu CPF já estava cadastrado e, além disso, constava um número de telefone e um e-mail que não eram os seus. Mesmo após conseguir recuperar o acesso ao entrar em contato com a Caixa, novamente os criminosos mudaram os dados que dão acesso ao aplicativo, conforme contou em entrevista ao site Simões Filho Online:
”Quando consegui entrar no aplicativo, tinha um pagamento de um boleto que zerou a conta. E o pior é que o aplicativo não mostra detalhes das transações, como o número do boleto. Quando liguei para a Caixa, me informaram que tenho que fazer contestação de movimentação pessoalmente na agência. Mas tenho medo de sair na rua, pois tenho pais idosos.”
Além disso, ela reclamou da segurança do aplicativo e diz que não sabe se receberá a segunda parcela quando cair na conta:
”Não existe nenhuma arquitetura de segurança digital. Dois dias depois que eu consegui o acesso à minha conta, mudaram meu acesso de novo. E a Caixa não avisa que houve uma mudança. Então quando a nova parcela cair, pode ser que eu não consiga entrar na conta.”
Segunda parcela do benefício já disponível para saque
A Caixa já havia feito entre os dias 20 e 26 de maio, o pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial para os inscritos no CadÚnico e também para os trabalhadores informais, autônomos e MEIs que se cadastraram pelo site e aplicativo. Entretanto, o saque em dinheiro só começou a ser liberado no dia 30 de maio e vai até 13 de junho. Essas são as contas mais visadas pelos criminosos.
A Polícia Federal diz que está trabalhando para prevenir esse tipo de crime referente ao Auxílio Emergencial, inclusive trabalhando junto a outros órgãos. Entretanto, sobre o novo golpe em questão, não a Polícia Federal não quis se manifestar.
Seu Crédito Digital
Tópicos:
NOTÍCIAS