Nas eleições de 2020, são 19.164 candidatos a prefeito tentando se eleger nas 5.568 prefeituras de todo o país. É um número bastante expressivo, o que mostra o interesse do brasileiro com a vida política e a vontade de ditar os rumos de seu próprio município. Em muitas cidades, foi registrado um número recorde de candidatos. Por outro lado, há um bom número de municípios em que há apenas um único candidato concorrendo ao posto. E o que fazer quando isso acontece?
Segundo dados da própria Justiça Eleitoral, são 106 cidades em que há apenas um único candidato concorrendo a prefeito. E engana-se que isso é um fenômeno exclusivo do interior do país, já que esse tipo de situação se repete em praticamente todas as regiões do Brasil, mas com maior incidência no Sul e no Sudeste. Só no Rio Grande do Sul, são 32 cidades com um único candidato, seguido de Minas Gerais (17) e Paraná (14).
De acordo com a legislação brasileira, não há nada que impossibilite a eleição caso haja apenas um único candidato disputando. Levando em conta que a contagem de votos considera somente os votos válidos, isso significa que bastaria um único voto naquele candidato para que ele seja eleito. Trata-se de um cenário em que ele já está praticamente eleito e somente uma situação muito fora do comum mudaria o resultado no próximo dia 15 de novembro.
Conheça quais são as cidades que têm apenas um único candidato a prefeito concorrendo.
Diario da Cidade