Imagem: José Luis Silva/Agência F8/Estadão Conteúdo/Divulgação |
Se você é um dos milhares de brasileiros que ainda não recebeu o benefício, chegou uma nova chance. Saiba como solicitar o Auxílio Emergencial em maio caso o seu resultado tenha sido dado como “negativo” na análise.
Confira a seguir como ficaram as divulgações de resultado e quem poderá solicitar uma revisão neste mês. Fique atento também para o prazo de contestação do Dataprev que é curto nessa segunda parcela.
Solicitar Auxílio Emergencial em 2021
Antes de trazer detalhes sobre os prazos, é importante explicar com detalhes o que é solicitar o Auxílio Emergencial em 2021. Ao contrário do que aconteceu em 2020, esse ano não houve um período de novas inscrições do benefício.
Isso quer dizer que só podem receber o Auxílio Emergencial de R$ 150 a R$ 375 os brasileiros que já receberam alguma parcela no ano passado. Ou seja, a solicitação do Auxílio é apenas a contestação do resultado negativo neste ano.
O Ministério da Cidadania e o Dataprev estão fazendo uma seleção a partir de um pente-fino com os cadastros de 2020. Todos os meses serão feitas novas análises e a cada parcela devem surgir novos beneficiários.
No fim de abril e início de maio, por exemplo, surgiram novos beneficiários e o período de solicitar a contestação abriu novamente.
Contestar Auxílio Emergencial 2021 Maio
Na última segunda-feira de abril, o Dataprev divulgou mais um lote de resultados do benefício. Com isso, foi aberto também um novo período para contestar o Auxílio Emergencial em maio de 2021.
Para essa segunda parcela, quem pode fazer a contestação do Auxílio Emergencial de maio são:
Trabalhadores informais que tiveram resultado negativo;
MEIs que não foram aprovados;
Desempregados que ainda estão em situação de desemprego formal;
Inscritos pelo CadÚnico que apareceram como inelegíveis.
Como fazer contestação Auxílio Emergencial 2021 em maio
Como muitos beneficiários ainda não sabem que foram divulgados novos resultados, é importante sempre ficar atento. Se você estava em análise e agora está com o resultado negativo, é necessário saber como fazer a contestação do Auxílio Emergencial em maio.
Confira como fica o passo a passo da contestação do Auxílio para segunda parcela:
Acesse o site oficial consultaauxilio.cidadania.gov.br;
Adicione seus dados (nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe);
Se o seu resultado aparecer como ‘inelegível’, clique em ‘Solicitar contestação’;
Pronto! Agora o Dataprev fará nova análise.
O prazo para contestação do Auxílio Emergencial 2021 em maio é até o dia 06 deste mês.
Não consigo contestar Auxílio Emergencial 2021
Finalmente, quem ainda está com problemas para solicitar a revisão deve ficar ligado. Quem não consegue contestar o Auxílio Emergencial em 2021 é porque está com algum dos problemas a seguir:
Cadastro Único ou do Bolsa Família desatualizado;
Benefício emergencial bloqueado em 2020 – e sem contestação na época;
Prazo para pedir a solicitação expirado;
Atualização no cadastro de 2020 para 2021: novo emprego, maior renda na família, etc.
“Mas eu não consigo contestar o Auxílio Emergencial 2021, e agora?”. Nesse caso, você precisa entrar em contato com o número da Caixa para o benefício: 111.
Pronatec