Visando esclarecer os fatos divulgados, através das redes sociais, envolvendo o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a Secretaria Municipal de Saúde informa que:
O paciente mencionado na publicação, estava com desconforto respiratório e com dispneia (falta de ar). Após o atendimento o médico solicitou que ficasse em observação e aguardasse o período necessário para avaliação do quadro .
No momento em que o paciente estava em observação, todos os leitos de internamento encontraram-se ocupados, inclusive a sala vermelha, que estava com um paciente apresentando suspeita de Covid-19. Este, não pôde ser transferido para a UTC, pois todos os leitos estavam ocupados.
O médico de plantão informou à família do paciente, que os leitos estavam indisponíveis e, com a falta de leitos, o paciente aguardou na sala de observação, nas poltronas, como todos os pacientes em observação. Vale ressaltar, que no processo de atendimento da UPA, o paciente é transferido para os leitos quando é internado ou quando fica em observação, por muito tempo, para que tenha mais conforto e comodidade. Após a alta de uma paciente, e todo processo de higienização, o paciente mencionado, na postagem, foi direcionado a um leito de internamento.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que preza pelo atendimento eficiente e humanizado e informa que está a disposição da população para sanar dúvidas trazendo a realidade dos fatos com muito respeito aos pacientes e familiares.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Ipirá – O trabalho é agora!