Um grupo de caminhoneiros afirmaram que irão fechar os acessos às BR’s 407 e 428, em Petrolina (PE) a partir da meia noite desta segunda-feira (26).
Pela segunda vez em 2021, a categoria prepara uma greve. A proposta é que os motoristas cruzem os braços a partir da meia noite de segunda-feira (26), sem prazo para retorno ao trabalho. A paralisação foi convocada pelo Conselho Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC), que também tentou uma greve em fevereiro, mas não conseguiu adesão suficiente.
Já duas outras grandes entidades, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e a Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (Conftac) se manifestaram contra a paralisação. O movimento, portanto, está dividido.
A greve foi convocada para 25 de julho porque este é o Dia do Caminhoneiro. A paralisação é pregada, sobretudo, por meio de correntes de whatsapp.
O CNTRC diz que a greve é fruto de tentativas frustradas de negociação com a Petrobras para que abandone sua política de preços atrelada ao mercado internacional.
Carlos Brito