Tempestades de areia foram registradas nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul neste sábado, 2, informou o instituto Climatempo. Tratam-se de fenômenos “de grandes proporções” e é a segunda vez a serem registrados nesta semana. No município de Tupã (SP), um homem morreu após ser atingido por um muro que foi derrubado pelo vento.
“Uma nova tempestade de areia de grandes proporções voltou a se formar sobre o norte do estado de São Paulo, na região de Morro Agudo. Foi o segundo evento deste tipo na mesma região paulista, em menos de uma semana”, informou o Climatmepo.
De acordo com os bombeiros da cidade de Tupã, o vento forte derrubou um muro de concreto sobre um homem, “que seria funcionário de uma empresa de concretagem que fazia obras na localidade”, disseram. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu. A morte foi confirmada pela Santa Casa de Tupã.
No último domingo, 26, a tempestade de areia foi observada na região de Ribeirão Preto, mas atingiu também outras cidades do norte de São Paulo e do Triângulo Mineiro.
No Mato Grosso do Sul, o fenômeno conhecido como “tempestade de areia” foi registrado na cidade de Três Lagoas. “Inacreditável. E um cheiro terrível de fumaça”, publicou um morador no Twitter.
De acordo com a meteorologista e coordenadora do Cemtec-MS, Valesca Fernandes, o fenômeno é conhecido também como “haboob”.
“Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura”, disse.
A Tarde