No ultimo dia 8 de março, ao enviar para a câmara municipal de vereadores o projeto de lei de reajuste salarial para os professores da educação básica do município de 33,24%, o prefeito Louro Maia acrescentou mais 1 artigo que parece não ter agradado ao servidores da educação e ao sindicato da categoria que demostrou insatisfação.
Em artigo seguinte ao reajuste, o prefeito pede autorização da câmara para pode nomear para o cargo de diretor e vice-diretor escolar qualquer pessoa, penas por afinidade, nem necessariamente ser do quadro do magistério do município.
Entenda a situação:
Até 2018, os diretores e vice diretores escolares no município de Filadélfia era por eleição direta, ou seja, era eleitos pela comunidade escolar. Em 2018 o atual prefeito através de projeto de lei enviado a câmara tirou esse direito da comunidade escolar, passando esses cargos ser de livre nomeação e exoneração do prefeito, mas com o pré-requisito de escolher dentro do quadro do magistério do município.
Caso esse novo PL seja aprovado, retira esse pré-requisito e o prefeito poderá nomear qualquer pessoa para ser dirigente escolar no município.
A diretoria do sindicato dos servidores públicos municipais de Filadélfia tem externado insatisfação através de entrevistas em rádios e manifestações em redes sociais, julgando ser um processo ante democrático e um retrocesso para a educação de Filadélfia.
Redação: Web Interativa.