O PT oficializou nesta sexta-feira, 11, após reunião de sua executiva estadual, a candidatura de Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia. O encontro teve caráter meramente protocolar, já que o martelo foi batido ainda na noite de quinta, 10. Além disso, diversos correligionários já tratavam Jerônimo como candidato antes mesmo da reunião.
"Em 2006, Jaques Wagner surpreendeu a Bahia e o Brasil por derrotar o carlismo. Rui Costa é nossa grande surpresa da política baiana e brasileira. Sem dúvida Jerônimo Rodrigues será a nossa mais nova revelação de renovação política na Bahia", disse, ainda na quinta, o vice-presidente estadual do PT, Gutierres Barbosa.
Nesta sexta, o ex-presidente do PT em Salvador, Ademário Costa, afirmou que a escolha por Jerônimo era resultado de um "consenso". "Além disso, Jerônimo é um militante histórico cuja trajetória nos movimentos sociais aponta para uma campanha com a marca indígena, negra e popular", declarou o dirigente.
"O time de Lula já tem nome certo para dar continuidade ao grande trabalho feito no Governo da Bahia por Wagner e Rui. O professor Jerônimo é quem vai pra cima nesse grande desafio e nós vamos junto com ele. Vista essa camisa, vem com o nosso time", escreveu o deputado federal Joseildo Ramos (PT), em publicação no Instagram.
O anúncio oficial ocorre após um período turbulento nas conversas e negociações para a montagem da chapa majoritária, ainda não finalizada.