Foto: Reprodução/TV Bahia
O Canabidiol é uma das substâncias encontradas na cannabis sativa, planta conhecida popularmente como maconha. Os medicamento à base da substância podem ser usados para dores crônicas, por exemplo, como é o caso da bióloga Rita de Cássia Santos, que sofre há oito anos com uma infamação no nervo ciático.
“Provoca muita dor e me impede de ter uma vida normal. Quando eu comecei a usar o Canabidiol, o primeiro ganho para mim foi poder dormir uma noite interfira de novo”, contou.
Além de Rita de Cássia, estima-se que mais de três mil pessoas precisam deste tipo de medicamento em toda Bahia, conforme foi informado pela Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal.
Segundo o médico neurologista Ivar Bradi, os medicamentos podem tratar epilepsia, insônia, ansiedade, dor crônica e doenças degenerativas, como Parkson e Alzheimer.
"A disponibilização pelo SUS é mais uma alternativa terapêutica para os pacientes que não responderem ao tratamento convencional ou não desejarem fazer o tratamento convencional", disse.
A lei foi votada em dezembro na Câmara Municipal e Salvador e, agora que foi sancionada pelo prefeito, o programa deve ser instalado em 30 dias pelo município.
Fonte: g1 Bahia