Na manhã de quinta-feira (04/05) a guarnição do 2º Pelotão de Bombeiros Militar/ Senhor do Bonfim, realizaram a captura de uma serpente (Jibóia) em uma chácara na cidade de Filadélfia.
Após os procedimentos da operação, a serpente foi entregue ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos-Inema.
O Corpo de Bombeiros Militar chama a atenção para os riscos causados pela falta de conhecimento e/ou cuidados ao manipular serpentes. Acidentes com animais peçonhentos podem causar amputação de membros e, até a morte, dependendo do tipo de serpente, idade e comorbidades que a vítima já possua.
Assim, ao se deparar com um animal desse tipo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros para que a captura seja realizada com segurança.
De acordo com a Fiocruz, as jibóias são serpentes de médio a grande porte e podem medir até 4 metros de comprimento. Sua reprodução é ovípara.
A gestação dura de 127 a 249 dias e nascem entre novembro e fevereiro. Produz de 8 a 50 filhotes por ninhada. São animais carnívoros, mas quase não gastam energia, podendo ficar vários dias sem comer. São considerados animais pacíficos, pois não são venenosas e não atacam o homem.
As jibóias vivem aproximadamente 20 anos.
Portal Jaguarari, com informações do 9⁰ GBM