Grupo de situação tenta impedir evento da oposição com a presença do governador Jerônimo Rodrigues em Filadélfia


A oposição em Filadélfia enfrentou tentativas de bloqueio por parte do grupo de situação em relação a um comício que receberá o governador Jerônimo Rodrigues nesta quarta-feira (18). O evento da coligação "Juntos por Filadélfia" estava programado para acontecer com concentração na Avenida Eudaldo Mota, próximo ao ponto final, após comunicar previamente às autoridades policiais.

Segundo a oposição, o palco começou a ser montado conforme o cronograma do evento, quando a Secretária de Administração do município, Laura Maia, acompanhada de uma advogada da campanha do grupo de situação, se dirigiu ao local e, de maneira arrogante, exigiu a desmontagem da estrutura, alegando que o evento não possuía autorização da Prefeitura.

Os advogados da coligação "Juntos por Filadélfia" rapidamente esclareceram que, segundo a legislação eleitoral vigente, a autorização da Prefeitura não é necessária para a realização de eventos de campanha. O único requisito é a comunicação prévia à Polícia Militar para evitar conflitos entre eventos de diferentes coligações. Mesmo assim, a coligação adversária protocolou uma ação na tentativa de impedir o evento da oposição.

A tentativa foi descrita como uma clara demonstração de coronelismo. No entanto, o grupo de situação alterou seu próprio cronograma, informando à Polícia Militar às 17h40 que seu evento seria deslocado para a concentração no comitê, e não mais na Rua Jacarandá, localizada ao fundo do Hospital.

O comando da Polícia Militar, ao ser contactado, confirmou que a coligação "Juntos por Filadélfia" havia comunicado seu evento com antecedência e que não haveria conflito de locais, pois as duas programações estavam em áreas distintas. A polícia também assegurou que disporia de efetivo suficiente para garantir a segurança de ambos os eventos, caso ocorressem simultaneamente.

Além disso, o comandante da Polícia Militar informou que, anteriormente, a coligação "Filadélfia pra Frente" já havia comunicado que não realizaria eventos na sede municipal durante essa semana. Esse posicionamento já havia sido informado ao cartório eleitoral, o que levou o juiz eleitoral a negar a liminar solicitada pelo grupo de situação, garantindo a realização do evento da oposição.

Com a decisão da Justiça Eleitoral, o evento com a presença do governador Jerônimo Rodrigues foi mantido, e a coligação "Filadélfia pra Frente" também teve a liberdade de realizar seu comício no bairro do Estádio, caso desejasse.

A oposição, no entanto, criticou duramente a tentativa de obstrução, classificando a atitude do grupo de situação como maldosa e suja, especialmente ao tentar barrar um evento tão significativo para a comunidade e para a campanha da coligação "Juntos por Filadélfia".

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia
Web Interativa - O portal de notícias da Bahia